História do Futebol origem e chegada ao Brasil

· 3 min read
História do Futebol origem e chegada ao Brasil

O futebol moderno, como conhecemos hoje, tem suas regras e raízes na Inglaterra. Tudo começou em 1863 com a Football Association estabelecendo as regras do jogo. Apesar desse movimento, o futebol recebeu um conjunto firme de regras apenas em 1863, quando foi escrito o Football Association Minute Book. Esse  laele+  é reconhecido como o primeiro livro histórico em que constam regras do futebol. Além disso, precede a criação do International Football Association Board (IFAB), em 1886, e da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em 1904.


  • vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
  • Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se
  • O clube também teve uma grande importância social, servindo como ponto de encontro da elite paulistana e promovendo diversas atividades culturais e sociais.
  • Sobre esse jogo – disputado com os pés, utilizando-se uma bexiga de boi como bola.
  • O crescimento dos desafios e torneios entre clubes foi impulsionador para a institucionalização do futebol, que ocorreu em 1863.
  • Representantes de 12 clubes da Inglaterra e escolas públicas se reuniram pela primeira vez em outubro de 1963 na Freemasons’ Tavern para estabelecer códigos unificadores e regulares do jogo entre seus membros.


nove jogadores  cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade

Quais São Os Conceitos Importantes Do Futebol Atual?


No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar

  • Porém, todo esse destaque dado ao desporto coletivo, remonta uma história bastante longa, bem mais antiga que a do tempo em que o britânico Charles Miller viria a ser considerado o inventor desse esporte.
  • Até hoje existe um impasse com relação à origem da modalidade, uns diziam que se chamava Futebol Suíço e que nasceu na cidade de Santana do Livramento, divisa com Uruguai, em 1965, indo para Santa Maria e depois para Porto Alegre.
  • Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos.
  • Para evitar que se machucassem, no início, muitos jogadores usavam toucas que faziam com que a amarração da bola não cortassem ou incomodasse na hora de cabecear.
  • A mais recente mudança nas regras do futebol foi a inserção Árbitro de Vídeo (VAR).


Com o tempo, as categorias de base ganharam mais relevância no cenário do futebol e vêm recebendo investimentos importantes das diretorias. Somam-se a eles dois jogadores no meio, outros dois abertos na ponta e um atacante. Os saudosistas sentem falta do “futebol bonito”, mas o esporte na atualidade é bem jogado e tem eficiência. Mesmo com os craques decidindo partidas, o treinamento tático e os esquemas de jogo ganharam importância. A FIFA (Federação Internacional de Futebol) introduziu novas regras, como a criação dos cartões, que foram utilizados pela primeira vez na Copa do Mundo de 1970, no México. O futebol, da forma que conhecemos na atualidade, surgiu em 1863, a partir da criação da The Football Association, na Inglaterra.

Palavra Futebol


Foi nesse momento em que criaram a FIFA (Federação Internacional de Futebol). No mesmo ano, a prática passou a ser reconhecida como esporte olímpico. Além disso, na época, o futebol era um esporte jogado pelas elites e monarquia. Bem diferente do que vemos hoje  em dia, especialmente no Brasil onde não importa a classe social, todos jogam futebol. Em 1868 surgiram os árbitros, cuja principal função era de organizar o jogo e disciplinar os jogadores.



Quando foi criada a primeira bola de futebol?

Em 1836, Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e, em 1855, projetou e produziu a primeira bola de futebol com esta borracha. Em 1862, H. J. Lindon desenvolveu uma bola inflável, de borracha, que se conservava dura e oval, com o formato alongado da bola usada no jogo de rugby.